Sistema ATS






PARA QUEM TEM PAIXÃO POR ENSINAR E POR APRENDER.








segunda-feira

Dia Nacional do Livro



 
A Origem do Livro
Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868. Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".

Quem foi Gutenberg?

O ourives ulto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série. Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu
até o século XIX com poucas mudanças.
Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.

 
A Importância do Livro
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.



Qual será o futuro do livro na era ditigal?

 Alguns respondem que as publicações da forma como as conhecemos irão acabar, outros dizem que não, que tanto as edições impressas quanto as eletrônicas vão viver lado a lado, sendo apenas uma questão de escolha do leitor.Talvez a questão não seja tanto se o livro impresso vai deixar ou não de existir, mas de que valor será investido daqui a algum tempo. Maior ou menor?

ALGUMAS DICAS




O que você deve fazer para incentivar

à leitura na sua escola:

  •    Convidar escritores e ilustradores para serem entrevistados pelos alunos. É fundamental que os alunos tenham se preparadopara o encontro, a partir da leitura das obras e da elaboração de questionários;
  •   Desenvolver rodas de leitura semanais com alunos;
  •   Organizar periodicamente oficinas de textos literários.

Veja aqui como conservar seus livros:


·         Não o manuseie com as mãos sujas;
·         Não rabisque, não molhe, nem faça anotações nas folhas;
·         Não rasgue, nem arranque folhas;
·         Não coloque entre as páginas objetos mais espessos que o papel;
·         Não insira no livro pétalas ou folhas de plantas, recortes de jornais e outros papéis de baixa qualidade. Esses elementos alteram o pH do papel provocando manchas, além de modificarem o estado físico da encadernação;
·         Não coma, nem beba próximo aos livros.
·         Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada;
·         Use ambas as mãos para manusear os documentos;
·         Não faça “orelhas” para marcar páginas, pois provocam o rompimento das fibras do papel;
·         Não faça anotações ou marcações nos livros;
·         Não debruce em cima dos livros para leitura;
·         Evite tirar cópia xerox dos volumes encadernados danificando não só a encadernação mas também o papel;
·         Não vire as páginas do livro com os dedos umedecidos com saliva;
·         Não coloque clipes como marcador de páginas, pois o processo de oxidação passará para a folha, manchando e podendo rasgá-la;
·         Não utilize fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.

A animação abaixo conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.




A leitura nos leva a um mundo mágico, a um momento único, a uma viagem sem fim...
Portanto, vamos conservar e cuidar de nossos livros para que gerações futuras possam também ter acesso a esse mesmo mundo mágico que é LER.



Fonte de pesquisa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário