Sistema ATS






PARA QUEM TEM PAIXÃO POR ENSINAR E POR APRENDER.








sábado

Atividades para comemorar o Dia do Folclore

UMA GINCANA DE FIO A PAVIO...                         
DIVIRTA- SE NA SEMANA DO FLOCLORE
DIA 22 DE AGOSTO É COMEMORADO O DIA DO FOLCLORE.   AO PÉ DA LETRA, FOLCLORE SIGNIFICA CONHECIMENTO OU SABEDORIA DO POVO, OU SEJA, FOLCLORE É UM CONJUNTO DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS FEITAS PELO POVO, QUE IDENTIFICA SUAS TRADIÇÕES E CONHECIMENTOS. O FOLCLORE NÃO É INDICATIVO DE “COISAS DO PASSADO”, PORQUE É CULTURA VIVA, DINÂMICA, DO PASSADO E DO PRESENTE. A CULTURA FOLCLÓRICA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA, SEJA NO NOSSO MODO DE FALAR, DE VESTIR, DE BRINCAR.
VAMOS LÁ?
 ORGANIZAÇÃO DA GINCANA- SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPOS. VOCÊ PODE TRABALHAR COM GRUPOS DE INFANTIL II E III VERSUS OS GRUPOS DE INFANTIL IV E V OU DA FORMA QUE MELHOR CONSIDERAR. CONVERSE COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE A DINÂMICA DE UMA GINCANA, SALIENTANDO QUE O IMPORTANTE É PARTICIPAR. AS PROVAS DEVERÃO SER REALIZADAS DE IMEDIATO E TODAS AS PERGUNTAS, ADIVINHAÇÕES, BRINCADEIRAS E MÚSICAS DEVERÃO ESTAR DENTRO DO CONTEXTO ESTUDADO, PORTANTO, TODOS TERÃO CONDIÇÕES DE PARTICIPAR.  
O(A) PROFESSOR(A)  DEVERÁ ORIENTAR O GRUPO NA REALIZAÇÃO DAS PROVAS. PORÉM, NÃO PODERÁ AJUDAR NAS RESPOSTAS. AS PROVAS TERÃO PONTUAÇÕES DIFERENCIADAS, DE ACORDO COM A COMPLEXIDADE DE SUA REALIZAÇÃO.
IMPORTANTE: O GRUPO VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE CONSEGUIR A MAIOR PONTUAÇÃO.
PROVAS PARA A GINCANA FOLCLÓRICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROVA 1
CORRIDA DE SACI-PERERÊ- TODOS OS ALUNOS EXECUTARÃO UM PERCURSO IMITANDO O SACI-PERERÊ.
PROVA 2
COMPLETE A MÚSICA- ESCOLHER 5(CINCO)  MÚSICAS  FOLCLÓRICAS PARA SEREM  TOCADAS. EM DETERMINADO MOMENTO, PARAR A MÚSICA E SOLICITAR QUE A TURMA A CONTINUE. GANHARÁ A PONTUAÇÃO O GRUPO QUE ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE MÚSICAS.
PROVA 3
CABO DE GUERRA- CADA GRUPO FICARÁ NO LADO OPOSTO DA CORDA. VENCERÁ O GRUPO QUE TROUXER OS AMIGOS PARA O SEU CAMPO.

PROVA 4
O RABO DA MULA SEM CABEÇA- CADA GRUPO DEVERÁ ESCOLHER UM ALUNO QUE TENTARÁ COLOCAR O RABO NA MULA. O GRUPO PODE AJUDAR APENAS ORIENTANDO.
PROVA 5
CIRCUITO DA AMARELINHA- O GRUPO DEVERÁ EXECUTAR UM PERCURSO PULANDO AMARELINHA E RETORNANDO PARA O FINAL DA SUA FILA. RECEBERÁ MAIOR PONTUAÇÃO O GRUPO QUE TERMINAR PRIMEIRO.
PROVA 6
ADIVINHAÇÕES. O QUE É O QUE É?- O(A) PROFESSOR(A) FARÁ AS ADIVINHAÇÕES. O GRUPO TODO PODE PARTICIPAR. CADA RESPOSTA CORRETA DEVERÁ SER PONTUADA.
PROVA 7
PULA CORDA- TODO O GRUPO DEVERÁ PARTICIPAR DO DESAFIO DO PULA CORDA.
PROVA 8
 MONTE A PALAVRA- FIGURAS DO FOLCLORE DEVERÃO SER MOSTRADAS.  OS GRUPOS DIRÃO OU COMPLETARÃO, COM AS LETRAS QUE FALTAM, O NOME DOS PERSONAGENS.
PROVA 9
MONTE O SACI PERERÊ- OS GRUPOS DEVERÃO MONTAR UM QUEBRA CABEÇA DO SACI PERERÊ. O NÚMERO DE PEÇAS DO QUEBRA CABEÇA DEVE SER DE ACORDO COM O NÍVEL DE DESENVOVIMENTO DAS CRIANÇAS.
PROVA 10
COELHO SAI DA TOCA- BAMBOLÊS ESTARÃO ESPALHADOS NO CHÃO. AO APITO DO(A) PROFESSOR(A) OS PARTICIPANTES DEVERÃO TROCAR DE LUGAR.
PROVA 11
CORRIDA DE SACO- OS GRUPOS DEVERÃO EXECUTAR UM PERCURSSO PULANDO DENTRO DO SACO.
PROVA 12
APRESENTAR UMA CANTIGA DE RODA- O GRUPO DEVERÁ APRESENTAR UMA CANTIGA DE RODA, COM MÚSICA E COREOGRAFIA.
PROVA 13
CORRIDA DE CAVALINHO DE MADEIRA- O GRUPO DEVERA EXECUTAR UM PERCURSO CAVALGANDO O SEU CAVALINHO.










Um comentário:

  1. perfeito arrasou na organização e criatividade fiz com minha turma e foi perfeito ótimo , viva o folclore brasileiro ...

    Tiago Felipe
    Ibirajuba PE

    ResponderExcluir